Monday, April 9, 2007

Impressionar a Cristo


Que tal impressionar a Cristo? Impressionar a Cristo? Você me pergunta... Como eu um insignificante verme poderia deixá-lo impressionado? Pensamos assim porque não temos o mesmo gosto de Deus. Não temos o Seu paladar. Lendo Lucas 7:1-10, algo me saltou à mente. A história daquele centurião Romano que tinha um cuidado especial com os Judeus. Ele havia construído a sinagoga local e os Judeus que, geralmente, odiavam os Romanos, amavam aquele homem. O Centurião tinha um servo gravemente enfermo e enviou alguns anciãos judeus até Jesus pedindo pela cura de seu servo. No entanto quando Jesus se aproximava de sua casa, o Centurião mandou que uns amigos fossem interceptá-lo dizendo: "Senhor, não te incomodes, pois não sou digno de que entres em minha casa, tanto que não me julguei digno de ir ter contigo, diz porém uma palavra e o meu servo será curado"... Lucas nos diz que Jesus ao ouvir isso se maravilhou e disse à multidão que o seguia: "Nem mesmo em Jerusalém, achei tanta fé". Que história! Jesus maravilhado com a atitude de um homem! A palavra original para maravilhado, no verso 9 é thaumazo que siginifica maravilhosa impressão, admiração, surpresa. Glória a Deus que Jesus tenha o conhecimento de todas as coisas, mas ser maravilhosamente impressionado por alguém num momento em que não estamos esperando é uma das maiores alegrias da vida, não é mesmo? Isaías 66:2 diz: ...mas eis para quem olharei: para o humilde e contrito de espírito e que treme diante da minha palavra. Gosto da versão em Inglês que diz "This is the one I esteem " que siginifica ter prazer em, apreciar, respeitar... é difícil pra nós simples mortais imaginarmos que Deus possa respeitar-nos, mas isso é porque confundimos atitude de respeito com sentimento de inferioridade. Nossa tendência é ver respeito como o que sentimos por nossos superiores e mesmo em nossos melhores dias somos inferiores a Cristo e se não fosse pelo Amor incomparável de Deus seríamos consumidos. Mas se tivermos uma visão balanceada, logo perceberemos que Deus nos criou, somos obras de suas mãos e algumas vezes Ele, realmente, se deleita em nós. Deus poderia ter nos criado sem fraquezas e completamente imunes ao pecado, mas Ele não o fez. Pelo contrário, propositadamente nos deu vontade própria e afeições para que deste modo sejamos capazes de escolhê-lo e amá-lo em meio a tantas outras opções.

Deus não criou robôs. Criou humanos e quando Ele vê sua criação cooperando com o Seu Bom trabalho e cumprindo o propósito para o qual foi criada, Ele vê algo muito bom. Perfeito? Não. Respeitável? Sim. Quando o Pai vê seu filho ou filha desprovidos de egoísmo, orgulho e arrogância, humilhando-se e que tremendo diante de Sua Palavra, Ele respeita esta pessoa. Aaah, como eu quero ser alguém a quem Deus possa respeitar...

2 comments:

Oziel Alves said...

Parabéns pelo texto, Leah! Que Deus tenha misericórdia de nossas vidas, pois neste mundo tão materialista em que vivemos dificil é viver sem o manto do egoísmo mesmo que por debaixo da capa da humildade. No fundo, no fundo, temos a tendência ao individualismo, as realizações de nossas próprias vontades. Então nosso desejo tem que ser aquele clássico...que já não viva mais eu mas cristo viva em mim. Que responsabilidade, hein? Vida de oração, joelhos no chão e muita graça de Deus pra vencer estas sutis tentações que nos são impostas do levantar ao deitar!Ótimo reflexão, Leah!!!!

Anonymous said...

Caramba...
Fiquei meditando agora: Como conseguir respeito por meu Pai??
Tremendo isso, não??
Enfim... fiquei com vontade de ler a referencia toda!! Depois comento mais!!